Como localizar um vazamento de água em sua residência?

Como localizar um vazamento de água em sua residência?

Os vazamentos são os grandes causadores de transtornos e inconvenientes domésticos e quando a demora em os localizar é intensa, os prejuízos estruturais e desperdícios de água são imensuráveis, que por sua vez, não é somente um problema que geram impactos negativos para a sociedade, mas também para você e seu bolso, já que os litros de água perdidos, poderiam ser utilizados para consumo próprio e de outrem.

Toda a água inutilizada é contabilizada pelo hidrômetro, ou seja, a sua conta virá alta, causando despesas desnecessárias.

Mas como sempre, existem testes e fórmulas eficazes que são possíveis de serem feitas por você, em sua residência. Não dá para simplesmente deixar que o problema se agrave e tome maiores proporções.

Como identificar vazamentos de água?

Chuveiro ou torneira pingando

Esses tipos de vazamentos, são considerados os mais fáceis de serem identificados, já que sua manutenção é algo bem simples.

Se a torneira for daquelas comuns, o seu problema será resolvido apenas com a troca da vedação. Mas se não for, será preciso fazer todo o reparo e instalar uma nova torneira.

Verifique o hidrômetro

Para se certificar de que há de fato vazamentos, um teste eficaz é fechar bem torneiras e não utilizar vasos sanitários, máquinas de lavar e chuveiros.

Em seguida, faça a medição do hidrômetro, se ele estiver girando mesmo que a água não esteja sendo usada, é sinal de que possa existir um vazamento.

Infiltrações e/ou umidade

Normalmente, umidade, manchas, mudanças de cor no revestimento, azulejo ou pintura descolando e infiltrações são mais evidentes em paredes e pisos.

Para confirmar se há realmente vazamentos, faça o seguinte teste:

  • Feche bem todas as torneiras
  • Não use os banheiros
  • Trave a boia da caixa de água e marque o seu nível
  • Espero o período de 2h e verifique o nível da água novamente
  • Se o nível abaixar a partir da marca, existe vazamento.

Realize uma inspeção em sua casa

Avalie de forma periódica o funcionamento de chuveiros, torneiras, vasos sanitários, registros e válvulas de descarga. Se por ventura, encontrar sinais de umidade e/ou mau desempenho próximos a esses equipamentos, chame um profissional especializado de Caça Vazamento.

Após a confirmação de vazamento, o recomendado é que não se espere muito tempo para contatar um técnico especialista no segmento, ou seja, quanto mais rápido o conserto for feito, menores são as chances de danos e prejuízos ainda maiores.